Desenvolvimento da Obra "O Som Precioso"...

O Conceito desenvolvido junto aos patrocinadores, fala do quão precioso é o sujeito ser incluído em seu meio pelos sons que sempre ouviu, pertencer ao convívio familiar com toda a dialógica existente aos seus entes queridos. O quanto a audição pode interagir para a alegria de entender e ser entendido, de quem já esteve ativo nas atividades sociais com as notas sonoras presentes em sua vida, ao perder o grau auditivo o sujeito se exclui, se deprime, passando a pertencer a um mundo paralelo... Diante da questão tão delicada a ser tratada, pensamos juntos na linguagem artística para a Daron ser ouvida. E aqui está a ideia no papel, que a partir de hoje começa a ganhar vida!


Não perca, pintura ao vivo no Shopping Frei Caneca - SP

Então vamos lá... Na prática, comecei recebendo a orelha para customizá-la...

 


Levei para o atelier, local que posso fazer as customizações com papéis reciclados, massas, adesivos, gesso, enfim, técnicas mistas de estruturação artística.

As orelhas são de fibragem oca e são acabadas com um primer, é assim que os objetos vem para a mão dos artistas.

  

A seguir os materiais que foram utilizados para as estruturas adicionadas artisticamente.


Adicionei parafusos e buchas de Dry Wall, isso me possibilita a sustentação dos objetos que adiciono.




Após essa etapa, utilizei o próprio plástico bolha que embalava a orelha para fazer o tubo do canal auditivo... Na imagem abaixo já está com tecido gessado envolvendo o tubo.


Depois preenchi o espaço que seria o corpo do aparelho externo com jornal amassado, envolvi a caixa do aparelho com papelão.

 


Depois de armada a caixa, apliquei o tecido gessado para estruturar e apliquei algumas texturas, junto com a massa para texturizar a superfície.

  


Nesse ponto a escultura secou e foi levada ao atelier coletivo do Frei Caneca Shopping.
Nesse espaço comecei a pintura como planejado junto com a Daron do Brasil.
Um primeiro esboço para localizar as ideias.



As cores foram aplicadas com aerografia, tinta acrílica diluída, distribuída sobre camadas após a secagem da anterior, conseguindo assim uma sensação de profundidade pelo sombreamento na sobreposição das cores. Na foto abaixo esse sombreamento pode ser notado, é um trabalho delicado e paciente, misturar os tons para alcançar os degradès...

     

Na parte da frente e na parte de trás da orelha podem ser notadas as texturas da massa nesses detalhamentos abaixo. E logo a seguir as cores que eu usei para fazer a pintura do projeto, gosto de usar as cores básicas e misturá-las de acordo com a minha necessidade de tonalização. A CORFIX foi nossa patrocinadora também. 




 

Neste estágio, complementos da decoração com a folha de ouro foram inseridas, destacando o canal auditivo onde normalmente é introduzido o ponto de amplificação sonora ou tradução sonora dos aparelhos auditivos externos, aqui no Brasil, ainda objeto de preconceito... 

 

A clave de sol, símbolo musical se fez presente na parte frontal, puxando algumas linhas e desenhos das notas musicais, junto com estrelas e brilhos, e na parte de trás da orelha, a atmosfera marinha veio se formando e deixando a mostra em destaque, um protótipo de aparelho externo trabalhado em folhas de ouro, para base dos rendados em ouro velho e sépia.


Uma primeira parte cumprida, diálogo travado com os visitantes do stand ou estúdio ao vivo da Artery Brasil e bastante observado pelo patrocinador da Daron do Brasil.

   A magia está quando a netinha chega para visitar o estúdio!


 

Uma delícia!!! Uma ajudante e tanto!!!


 

E na parte de trás as gaivotas começam a chegar, trabalhadas no pincel, adicionando-se mais um pouco de espuma para o mar que se encarrega de molhar a areia, trabalhada no aerógrafo. Na parte da frente as linhas já avançaram sendo trabalhadas com pincel na tinta acrílica bronze iridescente e ouro para destaques de luz no ouro. 

 

Mesmo tendo folheado a ouro alguns símbolos, eles receberam mais tinta acrílica e azul ultramar para maior destaque e profundidade. As gaivotas e textura da orelha em detalhes para você não perder nadinha... E abaixo algumas pinceladas para acabamentos específicos e esfumatos...



 

E a filhotinha Ana Cristina Corso, também deu sua contribuição, exímia aplicadora de douração, chegou para visitar o estúdio e foi logo contratada para trabalhar um pouquinho... E o resultado não poderia ser melhor! Uma douração com todas as texturas preservadas e brilhantes!

 

 

 

Nesse estágio a simbologia musical também começou a ser pensada para aplicação sobre a paisagem que foi toda trabalhada na aerografia, recebendo após a secagem total pinceladas em bronze iridescente e ouro para as linhas, notas, símbolos e decorações barrocas com volutas, flores e folhas estilizadas de acanthus.

 

  

Neste estágio, utilizei o relevo para vitral bronze iridescente da Corfix para fazer contornos volumétricos nas decorações sobre o ouro, trabalhando o rendilhado de folhas e flores, permeados por libélulas simbolizando um mundo mais integrado e dotado de inclusão.

 

 

No detalhe abaixo fica bem registrado a altura do contorno, a tinta aplicada e alguns sombreados para profundidade executados com o bronze iridescente da pintura acrescido de Grys de Paine.


 


 

A seguir o tão esperado coquetel de lançamento com todos os patrocinadores e colegas de desenvolvimento de todas as obras!



 

Precisei fazer uma cirurgia e me recuperar, então minha filha Ana Cristina Corso e meu genro André Mendes foram me representar e tiveram uma noite linda e eu em repouso recebi muitos abraços carinhosos através deles!



Tiraram fotos com os amigos! Em várias obras!!!





Tudo muito lindo e organizado! 






Um brinde lindo! Acho que estou no retratinho do celular da Tati Caon... Obrigada a todos!!! Agora teremos a exposição no Frei Caneca Shopping até o dia 23 de julho e depois nas ruas!














  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-Vindos à Ear Parade!